Melhores e essenciais Plugins para sites/blogs no Wordpress

Melhores (e essenciais) Plugins para sites e blogs em WordPress

Se você tem um blog em WordPress ou está criando o seu primeiro, com certeza já percebeu que os plugins são verdadeiros “canivetes suíços”, que nos permitem criar as mais diversas funcionalidades, não é mesmo?

Anúncio

Essa, inclusive, é uma das principais razões do WordPress ser uma plataforma tão utilizada no mundo inteiro, a sua versatilidade. Sendo possível criar desde blogs de conteúdo com diversos layouts e funcionalidades diferentes até sites de ferramentas online.

Porém, quando falamos de plugins no WordPress, é preciso ter em mente que menos é mais, em termos de desempenho do seu site. Ou seja, quanto mais plugins você colocar, mais lento e pesado ficará o seu site, perdendo performance.



Por isso, é muito importante escolher os plugins certos na hora de criar e manter o seu site, fazendo um balanço entre o que é realmente necessário e o que pode ser cortado em prol de desempenho e uma melhor experiência aos seus leitores. O que, consequentemente, retornará em mais tráfego, mais engajamento e mais receita.

A seguir, separamos os melhores e os principais plugins que você deve utilizar em um blog no WordPress. Esses são os plugins que utilizamos em nossos projetos internos e oferecem uma série de recursos, desde desempenho até customização de layout. Confira:

1) WpRocket

O WPRocket é, sem dúvidas, um dos plugins essenciais para quem tem um site em WordPress, é sempre o primeiro que instalamos em nosso site (inclusive separamos essa lista na ordem), e por isso, não podia estar em outro lugar da nossa lista de melhores plugins para blog em wordpress.

Esse é um plugin pago (que não é caro) que oferece uma série de funcionalidades relacionadas a desempenho e otimização de códigos, scripts, arquivos, imagens e vídeos do seu site, que acabam representando uma diferença significativa na velocidade do seu site após instalado e configurado corretamente, valendo todo o seu investimento. (Veja aqui como configuramos esse plugin para otimizar nossos sites)

Você consegue habilitar diversas otimizações automáticas nos códigos e scripts do seu site, nos arquivos de CSS, nas imagens, implementar ladyloazing em imagens, vídeos e frames, e muito mais.



Caso tenha soado técnico e avançado demais para você, não se preocupe, criamos um artigo detalhado explicando as principais configurações que utilizamos no WpRocket em nossos sites e blogs para você também já conseguir otimizar o seu blog, confira em detalhes aqui.

2) Rank Math SEO

O Rank Math é um plugin de otimização para sites WordPress, que oferece uma série de funcionalidades bastante úteis para ajudar você a melhorar a configuração e desempenho do seu site nos motores de busca e implementar diversas boas práticas de otimização, como criação de sitemaps, monitoramento e análise de palavras-chaves e muito mais.

Se isso for muito avançado para você, o Rank Math também será interessante, pois ele possui um painel com todas as suas funcionalidades, que pode servir como uma espécie de “mapa” para você se aprofundar em cada tema e buscar informações.

Dessa forma, você estará se desenvolvendo cada vez mais nessa área e tendo um blog cada vez melhor e mais otimizado.

O que diferencia o Rank Math Seo do Yoast SEO, que é outro plugin semelhante e bastante popular, é a sua interface mais amigável e a sua maior quantidade de recursos disponíveis na versão gratuita, em comparação ao Yoast.

3) Elementor (Opcional)

O Elementor é um dos plugins mais populares e utilizados nos sites em WordPress e, funciona como uma espécie de construtor de sites no estilo “arrasta e solta” e é uma poderosa ferramenta de conversão, sendo possível criar sites incríveis e funcionais com ele.

Ele tem a versão gratuita, que é bastante útil, principalmente, para quem não necessita de funcionalidades mais avançadas, e a versão paga que adiciona algumas funcionalidades que podem lhe ajudar, conforme sentir necessidade.

Entretanto, esse plugin, por ser tão completo, automatizado e funcional, pode oferecer um código menos otimizado e maior do que os temas do WordPress, oferecendo em alguns casos uma velocidade de carregamento mais lenta, principalmente, se você não tiver usando um plugin como o WpRocket, que citamos anteriormente.



4) Ad Inserter

Já o Ad Inserter é um plugin gratuito, leve e muito útil, que servirá para você inserir e fazer manutenção de códigos e scripts extras no seu blog, que precisem ser inseridos.

Existem também outros plugins com este mesmo objetivo, como o WPCode e o próprio Elementor Pro, entretanto, o Ad Inserter é o que melhor atende em diversos aspectos dos nossos projetos.

Alguns exemplos de códigos que você pode precisar instalar no seu blog e o Ad Inserter lhe ajudará são:

  • Código do Google Analytics
  • Pixel do Facebook Ads, Meta Ads e qualquer outra plataforma
  • Código do Google Search Console
  • Códigos e Anúncios do AdSense, Amazon Ads, etc
  • E muito mais;

5) Wordfence

Agora, imagina que depois desse trabalho todo de idealizar, criar, otimizar e crescer o seu blog, alguém invade e rouba o seu acesso ao WordPress?

Por isso é importante contar com um plugin de segurança para minimizar esses e outros riscos de acontecer. E é aí que entra o plugin Wordfence nessa história.

Esse plugin tem diversas funcionalidades de segurança interessantes, mesmo em seu plano gratuito, que controlam o número de tentativas de login, ativa autenticação de 2 fatores (2FA) no seu blog, monitora IPs e vulnerabilidades e muito mais, sendo altamente recomendado por nós.

6) (Bônus) WebStories Generator

Por último, e nossa dica bônus, o WebStories Generator é um plugin muito interessante que replica cada artigo que você cria e publica em um Web Stories, tudo automatizado e zero esforços.

E, caso você não saiba, os Web Stories tem um alcance orgânico enorme no Google e, caso você acerte na estratégia e no conteúdo, tem chances de você receber dezenas de milhares de acessos por dia, gratuitamente.

Agora imagine você ter sempre os seus Web Stories sendo criados, de forma automática, enquanto você se preocupa apenas em escrever novos artigos? Super interessante, não é mesmo?

E esses são os melhores plugins que nós recomendamos para seu blog em WordPress. São apenas esses que nós utilizamos em nossos projetos, com exceção do Elementor que não utilizamos em todos os sites e optamos por temas mais otimizados no WordPress ao invés disso.

Tenha sempre em mente que quando pensamos em plugin de WordPress menos é mais, e quanto menos plugins você tem, melhor será o desempenho do seu blog ou site e menos vulnerabilidades ele terá. Portanto, tente sempre encontrar o equilíbrio entre o necessário e um bom desempenho.



Caso queira ver o melhor tema para blogs no WordPress, separamos um artigo completo e detalhado sobre isso, confira:

Deixe um comentário