CRLV Digital: Dúvidas e Perguntas Mais Frequentes

CRLV Digital: Dúvidas e Perguntas Mais Frequentes

Você já sabe como baixar o CRLV digital no seu celular em 5 minutos, como ensinamos, mas ainda tem algumas dúvidas de como funciona esse documento eletrônico?

Anúncio

Neste artigo, você vai encontrar as respostas para as principais questões que os proprietários de veículos têm sobre o CRLV digital. Confira a seguir e veja se também responde às suas:

O que é o CRLV digital?

O CRLV digital é a versão eletrônica do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, documento obrigatório para proprietários de veículos, assim como a CNH Digital. Ele tem as mesmas informações e validade jurídica do CRLV físico.

Como acessar o CRLV digital?

O CRLV digital pode ser acessado por meio de um aplicativo próprioo no seu smartphone ou tablet. Você também pode fazer o download e impressão do documento em PDF ou P7S, que possuem assinatura digital e QR Code para comprovar sua autenticidade.

Quais são os requisitos para obter o CRLV digital?

Para obter o CRLV digital, é necessário ter quitado o licenciamento do seu veículo do ano atual, expedido pelo Detran do seu estado. Além disso, é preciso ter o número do Renavam e o código de segurança impresso no Certificado de Registro de Veículo (CRV), e baixar o app Carteira Digital de Trânsito.

Qual é o aplicativo oficial para baixar o CRLV digital?

O único aplicativo oficial para baixar e acessar o CRLV digital é o aplicativo CDT (Carteira Digital de Trânsito), que também possui a CNH digital.

É preciso ter internet para acessar o CRLV digital?

Não, o CRLV digital pode ser acessado offline pelo seu dispositivo móvel.

Contudo, é importante lembrar que, para fins de fiscalização, se o aparelho estiver descarregado, será considerado que o CRLV não está sendo portado.

É obrigatório portar o CRLV físico?

A versão eletrônica do CRLV dispensa a obrigação de portar o documento físico em papel, exceto quando o motorista viaja com o veículo para outro país.

Como fazer a transferência de veículo com o CRLV digital?

Veículos licenciados até o dia 4 de janeiro de 2021 ainda devem seguir o procedimento antigo, de preenchimento do CRV em cartório.

Modelos licenciados após essa data já terão o ATPV-e (Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo Eletrônica), que fica no lugar do antigo CRV.

Para fazer a transferência, é necessário acessar o site do Detran do seu estado e colocar os dados do futuro proprietário no sistema, que fará a emissão do documento com o QR Code.

O CRLV digital traz praticidade, segurança e economia para proprietários de veículos. Agora que você sabe mais sobre ele, compartilhe essas informações com seus amigos e familiares.

Conclusão

Neste artigo, você tirou as suas dúvidas sobre o CRLV digital, um documento eletrônico que traz mais praticidade, segurança e economia para os proprietários de veículos.

Se você gostou deste artigo, compartilhe com seus amigos nas redes sociais e deixe um comentário abaixo. Obrigado pela sua leitura e até a próxima.

2 comentários em “CRLV Digital: Dúvidas e Perguntas Mais Frequentes”

Deixe um comentário